quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

DOGMAS DO METAL II – Conceitos

ROCK AND ROLL (também escrito Rock n' Roll) é um gênero de música que emergiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-géneros no que hoje é definido simplesmente como "rock".

Atualmente, a palavra "rock and roll" tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Desde finais da década de 50 até atualmente,o rock é o estilo musical mais popular do mundo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll

Primeiramente, para entender o mundo do ‘rock’ (metal) você deve compreender que o heavy metal não é um mero estilo musical, ele transcende esse âmbito e, para ‘alguns’: metal é um tipo de religião com as autoridades e tudo. O segundo passo é compreender que sou uma criatura sem limites e com suposta pretensão irreverente. Absorvendo essa parte, estamos a um passo das lições.

Lição 1 – Desmistificando

a)Músicas do capeta – o Iron Maiden não é satânico, nem mesmo o Ozzy ‘comedor de morcegos’. São apenas pessoas com senso de humor. Ou seja, lembre-se de ser bem humorado, não levar nada a sério e ser debochado.

b)Apologia à morte – assassinato, suicídio.Desde quando você faz uma coisa dessas só porque ouviu alguém falar ou fazer?Sem comentários. Por favor ¬¬’’

c)Andrajos Negros – os trajes SEMPRE pretos fazem parte de um elemento psicológico que tratarei mais à frente.Veja Tr00zisse.

d)Voz do capeta – Não sua anta,isso se chama gutural e é bem comum na maioria das vertentes.ô falta de wikipedia ¬¬’

Lição 2 – O público

Visto que o público do ‘rock’ é super abrangente (até mesmo devido às inúmeras vertentes)

a)Tr00zisse - é aquela coisa maravilhosa. É na verdade retardamento e idiotice acoplados e direcionados. Se você é uma pessoa idiota que se julga melhor que os outros, não fala com pessoas de estilos diferentes para não ‘contaminar-se com o estilo’, adota extremismo, irracionalidade, não liga para sensos, não precisa ser headbanger!Você já é um tr000 em potencial. Só falta virar “roqueiro que ouve rock”.

b) roqueiro que ouve rock – aquele indivíduo que segue o comportamento descrito acima e escuta alguma vertente do rock.

c) Roqueiro que NÃO ouve rock – pessoas que não ouvem ou não suportam heavy metal e suas vertentes, mas possuem hábitos atribuídos aos indivíduos que se auto-intitulam “metaleiros”. Por exemplo: ingerir álcool além do necessário, usar drogas pesadas, ser ateu ou ocultista, ter um ‘look’ exótico, excêntrico ou agressivo. Usar roupa de outras épocas e regiões climáticas (fixações pelos anos 80 e camisas pretas gastas – cinza – são observadas com freqüência). Ter comportamento agressivo. Não tomar banho, ter tatuagens e piercing. Ter cabelo comprido, pintado de cores berrantes, raspado e, às vezes o couro cabeludo tatuado. Quanto mais bizarro, mas tr00. Tem o povo do calçinha preta que emputece a galera rock porque é forró e se vestem feito o André Mattos. oh!

Lição 3 - Vertentes

3.2) Anos 70

a)Hard – mistura o rock clássico com jazz e blues ...

b)Glam – purpurina, cabelos eriçados, salto alto …

c)Punk - "Faça Você Mesmo" (Do It Yourself), critica social e temas cotidiano nas letras. Som simples e agitado.

3.2) Anos 80

a) New wave: É um intermediário entre o pop e o punk. Recebeu também influências da disco music e dos ritmos jamaicanos reggae e ska. Seus principais nomes foram: The B-52's, Talking Heads, The Police, Culture Club, Duran Duran, New Order entre outros.

b) Heavy metal: Baseado no hard rock. Já existiam músicas e bandas de heavy metal na década anterior, como Judas Priest e Motörhead, mas foi nos anos 80 que o Metal se concretizou como um estilo próprio, criando suas vertentes e abandonando as características do Rock´n´Roll. Nesta época o Metal ganhou força, surgindo a qualidade musical e destreza de seus músicos. As músicas têm velocidade em riffs e solos. sub-genêros:

* Thrash metal: O thrash metal é um estilo musical caracterizado por um ritmo acentuadamente mais rápido do que o heavy metal, porém usualmente com uma bateria mais estática, com menos repiques. As letras são gritadas pelos vocalistas, e os temas das músicas violentos.

* Power Metal: o metal melódico é uma versão com coro do heavy metal tradicional criado em meados dos anos 80 por uma banda alemã chamada Helloween e faz criticas sobre governos atuais ou medievais, fala também sobre coisas medievais como guerras, dragões, cavaleiros e etc.

c) Post-punk: mais intelectualizado e intimista que o punk rock, o pós-punk caracteriza-se pelas letras existencialistas e pessimistas, o ênfase no baixo e na bateria e as influências do art rock, do proto-punk e do krautrock.

d) Gothic Rock: Em música, chama-se de gótico, em geral, o rock com predominância de tons menores. Frequentemente trata de passagens tristes e melancólicas em suas letras. Outra característica do gótico é o uso de aparelhos de música eletrônica. Tem pouca relação com o Gothic Rock.

c) Rock Alternativo: Rock Alternativo ou Indie Rock é o movimento que procura sonoridades diferentes dentro do Rock, fugindo do Hard Rock. Usam de um apelo diferente, trazendo influências de outros estilos e experimentando coisas novas, como o Sonic Youth e Pixies. O termo Indie vem de Independent, ou seja, eram bandas undergrounds que não tinham apoio das grandes gravadoras. O Rock Alternativo é usado para enquadrar tudo que não se enquadra nos outros nomes.

d)Hardcore: Dead Kennedys, Discharge e Exploited são apenas alguns dos nomes mais conhecidos desta variante do punk, muito mais barulhenta e politicamente orientada (por isso denominada por alguns de "anarco-punk"). Bandas como Bad Religion, Descendents e Hüsker Dü ( as duas ultimas faziam um Hardcore/Punk Rock mais limpo com letras voltadas ao cotidiano), deram origem ao Hardcore Melódico, que fez escola nos anos 90.

e)Rock brasileiro: Artistas e bandas como Cazuza e Renato Russo que explodiram no Brasil com seu Rock e suas idéias. Alguns destes expoentes foram: Ultraje a Rigor, Lobão, Ira!, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso Titãs, RPM, Fausto Fawcett e Os Robôs Efêmeros, Engenheiros do Hawaii, Camisa de Vênus, Plebe Rude, 365, Capital Inicial, Barão Vermelho, Blitz, Lulu Santos, Catedral, Kid Abelha e Nenhum de Nós.

3.3)Anos 90:

a) Grunge: movimento que trazia diversas bandas sem um estilo definido. A principal banda desse estilo era o Nirvana, que tinha um som voltado para o punk.Muitas dessas bandas atingiram o 1º lugar nas

b) Britpop: algumas bandas inglesas, que por possuírem uma estética similar, embora sem representar um movimento unitário, costumam ser denominadas britpop. Entram nesta denominação grupos pop como Blur e Oasis assim como grupos menos comerciais como Pulp, Suede, The Stone Roses e Supergrass.

c) Riot grrrl: a grosso modo, uma versão feminina do grunge, porém com letras que deixam transparecer o ativismo pela causa feminista. As suas representantes incluem L7, The Donnas, Bikini Kill, Babes in Toyland, Hole e Bratmobile.

d) Neo-Psicodelismo: as ideais de paz e amor são retomadas, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: U2 (oriundo do movimento pós-punk do início da década de 80), R.E.M., Smashing Pumpkins, Cake, entre outros.

e) Funk metal: Inspirado no balanço “funky” misturado a outras vertentes como o "Heavy Metal", o funk metal tomou forma nos anos 90, principalmente por causa de bandas como: Red Hot Chili Peppers, Faith No More, Rage Against the Machine, Beastie Boys, Suicidal Tendencies, Jane's Addiction, Living Colour e Primus.

f) Prog Metal: Aliando o peso do heavy metal à psicodelia do rock progressivo, algumas bandas deste estilo fazem dos seus membros referências para os entusiastas do heavy metal e, em alguns casos, do rock de uma forma geral. O exemplo mais proeminente é o Dream Theater, cujos integrantes são cultuados por seu talento (como o guitarrista John Petrucci, o tecladista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy).

g) Metal Alternativo: Metal alternativo é uma forma eclética de Heavy Metal. Algumas bandas surgidas, com esse estilo, são: Avenged Sevenfold, Evanescence, System of a Down.

h) Indie-Rock: Bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream, como: Radiohead, Pixies, Dinosaur Jr., The Strokes, White Stripes, Coldplay, Travis e Belle & Sebastian, além de algumas bandas britpop.

i) Post rock: é um estilo de rock oriundo do início dos anos 90, quando algumas bandas iniciaram uma ousada proposta de unir elementos do rock alternativo com o rock progressivo.

j)New metal: Também conhecido como nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam outros estilos musicais nas suas composições, notadamente rap ou música eletrônica. Por causa disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Suas letras falam de temas depressivos de uma forma "alegre", não é regra. Alguns atribuem a origem do estilo ao Faith No More, enquanto outros remetem à sonoridade adoptada pelo Pantera a partir do seu quinto disco, Cowboys From Hell (91).

k) Death metal: Tendo suas origens na metade da década de 80 com bandas como Mantas e Celtic Frost ficou conhecido como estilo musical dentro do Heavy Metal no final dos anos 80 e começo dos anos 90. O Death Metal é um estilo musical extremo que aborda desde satanismo, guerras e até assassinatos, suicídios e carnificinas.O death metal tem muitas outras vertentes dentro de si,como Thrash Death Metal,Tech Death Metal,Splater Death Metal,Death Metal Melódico,Brutal Death Metal, etc. O som é caracterizado por riffs pesados e distorcidos e por vocais guturais.Bandas desse estilo: Morbid Angel, Cannibal Corpse, Death, Obituary, Deicide, Cryptopsy, Nile, Benediction, Krisiun(banda brasileira), Dismember, Entombed, In Flames, Soilwork, Children of Bodom, etc.

l) Black metal: É a vertente mais extrema e obscura dentro do Heavy Metal, surgiu no começo dos anos 80 com bandas como Venom e Mercyful Fate. mas que tinha uma sonoridade bem mais parecida com o heavy metal tradicional e nada parecido com o black metal de hoje em dia.O som é caracterizado por letras satanicas,por vocais rasgados e riffs de guitarra rápidos e pesados.As bandas mais conhecidas são: Marduk, Emperor, Gorgoroth.

m) Metal industrial: Faz uso de industrial (uma vertente da música eletrônica) em conjunção com o rock, mas ao contrário do new metal, praticamente não há elementos sonoros de rap. As músicas deste gênero também são consideradas experimentais, por adicionar sonoridades e distorções fora do convencional. Exemplos incluem Marilyn Manson, Nine Inch Nails, Rammstein, Fear Factory, Deathstars, Ministry, e Rob Zombie.

n) Metalcore: Uma vertente do Heavy metal que começou a surgir no final da década de 90 e hoje é o estilo mais popular entre os jovens da atualidade. Algumas bandas dessa vertente As I Lay Dying, All That Remains, Caliban, Killswitch Engage,etc.

o) Visual kei: Movimento musical originado no Japão que combina diversos estilos como gótico, punk, metal, ska, pop rock, etc, de uma maneira muito peculiar, apresentado usualmente sob uma imagem carregada e andrógena dos músicos. Alguns representantes são X Japan, Luna Sea, Glay, Buck-Tick, L'Arc~en~Ciel e Malice Mizer.

p) Pop Punk: uma mistura de Blink 182, Millencolin, Green Day, yellowcard e o Ska de Less Than Jake, o Pop Punk começou com um cenário independente muito forte, com diferentes estratégias de divulgação.

3.4) Anos 2000

a) Indie Rock: O indie rock dessa década (que se afastou completamente da proposta original de rotular bandas auto-produzidas) perdeu toda a idéia dos anos 90 e ficou mais conhecido por serem bandas de rock alternativo se aproximando do pop, os diversos subgêneros criados com esse estilo são marcadas pelo revivalismo do pós-punk do anos 80 só que feito de um jeito mais contemporâneo. Típicas bandas influenciadoras: Gang Of Four, Blondie, Joy Division, The Cure. A situação caminhou a tal ponto que é quase impossível saber o que é e o que não é Indie Rock.

b) Emocore: Expoente do Pop-Punk, o estilo caracteriza-se pelo uso de um som pesado, ora melancólico ora grudento, com letra românticas.

c) Garage Rock Revival: Altamente confundido com o Indie Rock. O Garage Rock Revival é um rock minimalista: poucos acordes, guitarristas distorcidas, sem "firulas". Seria dizer que é seria uma espécie de rock de garagem só que mais moderno e mais bem elaborado. Diferente do conhecido Garage Rock, o Garage Rock Revival dos anos 2000 não segue as regras dos anteriores, dos anos 60 e 80, ele só é chamado de "Garage Rock" por ser um rock cru.

Nenhum comentário: