quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

CULT CULT CULT, A MODA ALTERNATIVA.

"Se há várias explicações igualmente válidas para um fato, então devemos escolher a mais simples".

"Pluralidades não devem ser postas sem necessidade"

"As entidades não devem ser multiplicadas além do necessário"

(Principio de Occam)

Ah, Carol ama estereotipar.

Ué, mas não é que é mesmo?!

Nunca fui lá uma garota ‘algo wear’, entretanto, hoje em dia, meus olhos só conseguem ver uma coisa: cult!cult !cult! Tia Brut me diz que é coisa da minha cabeça, mas tenho culpa se TODO MUNDO está confinado em um ideal de padronização imposta?

Não vou criticar o capitalismo e não, não quero parecer politizada (mesmo porque não sou), mas, creio que não é impressão minha que ‘contracultura’ pós-punk é uma coisa que tem arrecadado muito dinheiro, movimentado bastante o mercado. Estou mentindo? Basta ver pelas ruas as pessoas todas em suas ‘cultisses’: óculos quadrados de armação delgada (quase sempre preta), corte de cabelo ‘ousado’, quase sempre tingido de preto, roupas estilo ‘Los Hermanos’ (jeans, pólo listrada ou xadrez, all star ou o que for mais ‘cômodo’ –e cult- para os pés etc etc que convenha).

Mas que diabos é cult?

Pois é, segundo a wikipedia sobre rock alternativo:

“(...) não têm necessariamente características em comum, sendo o termo usado para qualquer som que se aproxime do rock, mas que, porém, não se encaixou em nenhuma de suas vertentes (...)”.

Sei lá, pra mim cult é um conceito tão livre que se pode colocar o que bem entender. O que tenho visto com freqüência: normalmente pseudo-intelectual, pseudo-básico.. e uma vasta série de pseudismos.Coisa de universitário que, como qualquer outra contracultura, se estende para as ruas, aos “meros mortais”.Visual arrojado e ‘modernoso’(vide os otakus que são um dos subgrupos).

Ahhh, e eu não me importo se você é cult e não concorda, afinal, qual emo admite ser emo?Estou apenas a manifestar um pensamento meu. Sorry.

PS: só escrevi esse texto porque a Tia fica dizendo que eu acho todo mundo cult. Não que eu tenha algo contra ou a favor.

PS2:Cult, alternativo e indie se mesclam, a meu ver, ferrenho e superficial. È claro que não vou perder tempo pesquisando assiduamente sobre já que posso usar as minhas concepções duvidosas.

PS3: Hoje em dia um bom lugar pra aprender sobre isso é a MTV.Na minha época de assistir não tinha dessas coisas.

Epígrafe num oferecimento “Renatoth” – se é que entendi mesmo o significado – matemática da teoria à prática.

Nenhum comentário: